Crédito pode democratizar o acesso a novos conhecimentos no mundo digital

Para CEO da TMB, é imprescindível que infoprodutores ofereçam formas de pagamento alternativas, como o boleto parcelado, para estimular a capacitação

O crédito voltado à educação pode democratizar o acesso a cursos e infoprodutos digitais, por isso é fundamental que os infoprodutores ofereçam soluções de pagamento parcelado, como o boleto, permitindo que mais pessoas superem barreiras financeiras para investir em novos conhecimentos e capacitação.

Uma pesquisa do SPC Brasil identificou que um terço dos brasileiros que possuem cartão de crédito não sabem o limite do seu cartão. Entretanto, entre os que sabem, o limite médio é de apenas R$ 1400, o que inviabiliza a aquisição de determinados infoprodutos.

Segundo Reinaldo Boesso, especialista financeiro e CEO da TMB, 76% dos dos alunos de cursos online não têm limite suficiente no cartão para poder adquirir cursos ou outros produtos no mercado digital. “Enquanto a média de limite dos brasileiros é de R$ 1.400, o ticket médio dos produtos de um infoprodutor é de R$ 2.400. Essa disparidade explica a importância do oferecimento de outros meios de pagamento para os potenciais clientes de produtos digitais”, afirma.

Reinaldo acredita que o boleto parcelado é uma solução para democratizar o acesso ao conhecimento para esse público. “O oferecimento de alternativas de crédito como essa pode ampliar a aquisição de infoprodutos importantes para a capacitação, contribuindo para a redução de barreiras financeiras e promovendo um acesso mais amplo ao conhecimento e recursos educacionais digitais”, avalia.

Boesso ressalta que muitos estudantes dependem de crédito para aprender, obter certificados e ampliar as oportunidades de carreira. “Ao disponibilizar outras opções de crédito para pessoas de diferentes estratos socioeconômicos, o infoprodutor ajuda a reduzir a disparidade no acesso à educação”, finaliza.

Confira como o crédito pode ajudar a democratizar o acesso a novos conhecimentos no mundo digital:

  • Facilidade de pagamento: os produtos se tornam mais acessíveis para um público maior que talvez não pudesse pagar o valor total de uma só vez.
  • Ampliação do público alvo: infoprodutores podem alcançar um segmento de consumidores que, embora interessados, poderiam não ter os meios e nem o limite de crédito para adquirir os produtos.
  • Promoção da capacitação contínua: mais pessoas podem investir em sua própria educação e capacitação profissional, o que é muito importante em áreas que exigem atualização constante de habilidades, como tecnologia e negócios.
  • Redução da desigualdade de acesso: ao tornar os infoprodutos financeiramente acessíveis a mais pessoas, o infoprodutor contribui para a redução das desigualdades educacionais e de acesso à informação no País.

Fonte: Varejo SA